21 de janeiro de 2012

Era um nome completo, se faz favor!

Entre as mil e uma imagens que agora enchem o meu facebook com as roupas, e a decoração dos quartos, e as viagens, e os filmes e tudo e mais alguma coisa que corresponde a cada signo (dá para inventarem outra macacada qualquer? Ao meu signo supostamente corresponde o filme “Dear John”… vi-o com a A. e a I. e no final quase tive um AVC só de pensar no tempo que tinha acabado de perder!)… ok, continuando, então entre as mil e uma imagens, lá fui lendo umas quantas opiniões sobre o recém inaugurado Hospital Beatriz Ângelo. Estou pronta para “descarregar” a minha.

Antes de mais, acho que foi uma belíssima ideia atribuir tal designação ao hospital porque:
1º é uma senhora;
2º a senhora é da Guarda (e estudou lá até entrar na faculdade, em Lisboa);
3º a senhora é da Guarda e foi a primeira mulher a votar
4º a senhora é da Guarda e foi a primeira mulher a votar e não só era médica como foi a primeira mulher a realizar uma cirurgia.

Ai, ai… conheço alguém que tem pelo menos 4 coisinhas em comum com esta senhora e que um dia destes longínquo, é certo, terá uma quinta!

Enfim, acho que é muito bom e muito bonito o dito hospital honrar esta senhora e eu estaria aos pulos de alegria não fosse o facto de, minhas alminhas que parece que têm alfacinhas no lugar do cérebro, a senhora se chamar CAROLINA Beatriz Ângelo. Não sei se foi para economizar (podiam ter posto “Bia” já agora), ou se não gostam do primeiro nome da senhora, mas tenho para mim que alguém deve ter dado umas voltas no túmulo quando soube (e só se deve ter acalmado por saber que na sua terra natal as pessoas não têm lapsos de memória e já existia uma escola com o nome devidamente completo, como alías deve ser). Aviso já que se algum dia este pequeno projecto for digno de ter o nome em algum lado (que pode mesmo ser à entrada de um gabinete) estão todos proibidos de lhe amputar o primeiro nome… dra. João Nuno Lopes, onde é que já se viu, até me confundem os doentes!





Ai, já estava a imaginar as criancinhas da pediatria a cantarem “A saia da Carolina, tem um lagarto pintado, sim Carolina ó-i-ó-ai, sim Carolina ó-ai-meu-bem!”…

MJ.

2 comentários:

  1. Dra Maria João Nuno Lopes: não é de bom tom chamar desmiolados aos senhores que homenagearam uma pessoa da nossa terra com quem tanto tens em comum...ok, esqueceram-se do primeiro nome (pode ter sido imposição da troica para poupar dinheiro na tipografia), mas a senhora foi lembrada e devemos estar gratos. A 5ª coisa em comum espero que seja o ficares na história por transformar este mundo num mundo melhor...

    ResponderExcluir
  2. Sérgio: eu disse que foi uma óptima ideia... nao estou é 100% contente! Era mesmo ser médica mas a tua ideia, ainda que muito ambiciosa, soa bem (elo menos há por aqui um ego que gostou)!

    ResponderExcluir