23 de janeiro de 2012

"O que dizem os teus olhos?"

MJ entrou em modo “nostalgia cirúrgica”. Pois é… o estágio de cirurgia terminou e, tirando o dia do exame, só devo voltar a entrar num hospital daqui por um mês. Talvez não seja má ideia deixarem de frequentar o blog daqui a uns dias… a menina torna-se um tanto ou quanto irritadiça quando está em ressaca hospitalar.

Entretanto, este estágio serviu para provar que a cachopa estava errada. Um dos poucos programas da televisão portuguesa que eu ainda tolero (tolero e gosto!) é o Alta Definição. Eu até acho que todos nós devíamos ter direito a uma entrevista daquelas porque todos nós fizemos coisas que merecem ser recordadas, gostamos de pessoas e de coisas e, claro, não gostamos de outras. Enfim, acho que já perceberam a ideia central: eu sou uma cusca de primeira apanha e conheço meia dúzia de pessoas que, embora não sejam famosas, dariam entrevistas que deliciariam a minha cusquice inesgotável. Em relação às ditas entrevistas havia só uma coisa que me fazia uma certa confusão e confesso que, antes dessa parte chegar, parava de ver (sim, já sei que para mim há sempre qualquer coisa que não está bem). Era concretamente a parte da pergunta “pessoa X, o que dizem os seus olhos?”. Ora, eu desconhecia essa propriedade ocular e dizia cá para comigo “olhos que falam… isto há com cada uma!”. E porque raio misturei eu o funeral do estágio de cirurgia com o dito programa das entrevistas? Pois muito bem, porque se aprendi a suturar, a lidar com traumas e afins, é também verdade que entendi a questão dos “olhos falantes”. No bloco operatório, os seres imberbes e invisíveis que são os projectos, não podem falar muito ou podem mas levam um raspanete que os põe em sentido. Dado que gestos não convêm para não contaminar nada e que estamos de máscara, sobram mesmo dois olhinhos e umas dezenas de pestanas para comunicar! Verdade seja dita, não dá para dizer muito… dá para revirar em sinal de reprovação, para indicar que vamos sair, para fazer um ar de agradecimento e admiração quando uma anestesista nos dá um Ferrero Rocher (que se torna o nosso almoço)… enfim, não é mau de todo. Contudo, escusam de dizer que os olhos dizem que “o futuro me reserva coisas boas” ou “que quero ter mais filhos” ou “que a minha carreira vai de vento em popa” porque isso também já é abusar, ok?


Quem também manda olhares que se farta é esta moçoila da fotografia que está no meu candeeiro desde que vim para a faculdade. O que dizem os olhos dela? "MJ, se um dia queres ser médica com eu, é melhor saires do blog e agarrares-te aos livros!". São umas missangas verdes que falam que se fartam! Para a pessoa que me ofereceu tenho apenas uma coisa a dizer, para além do obrigado: Z., na próxima vez que me ofereceres uma bonequinha, ela pode vir um sistema de esbofeteamento integrado? Isto só com ameaças já não vai lá.

MJ.

6 comentários:

  1. Olá LINDA

    Leio tudo aquilo que pões neste blogue mas nem sempre comento......
    ... mas hoje tenho de o fazer...
    1º porque também gosto (muito) do "Alta definição"
    2º relaxa...
    ... ó senhora "DOTORA" não vê que isso é cansaço?

    Muitos beijinhos

    Zabelinha

    ResponderExcluir
  2. Z: Olá olá! Que prazer que é saber que a menina é leitora assídua aqui do meu cantinho! Já sabes que eu andar relaxada é uma coisa um pouco utópica mas vou tentar! Beijinhos minha querida :)

    ResponderExcluir
  3. Tem calma que um mês passa rápido...
    Claro que os olhos falam, e às vezes dizem mais que as palavras, mas não acredito que digam o nosso futuro. Os olhos da MJ "boneca" dizem apenas o que está na tua consciência :p Acredito que vais estudar o suficiente e ter tempo para o blog...
    NOTA: não tenho medo da tua irritação e as horas continuam erradas...lol.

    ResponderExcluir
  4. Sérgio: ai essa parte do "dizem mais que as palavras" é que jamais me convencerá mas pronto. Quantos às horas: desisto. Se alguém perceber mais do que eu que me diga!

    ResponderExcluir
  5. Ferreros?? Que bem...E deixa-me dizer-te que pra quem achava que não ía gostar de cirurgia, tenho gostado de ver o teu entusiasmo e pra mim não é surpresa. Apesar tua ideia inicial, e como te conheço relativamente bem (sim, há sp surpresas)sempre achei que, pra variar, ias adorar cirurgia!!! Parece que não me enganei. Continua assim porque às vezes tenho receio de alguns projectos de srs doutores (desculpa mas é verdade) com que me cruzo diariamente!! Gosto do teu entusiasmo!!! bjs

    ResponderExcluir
  6. Querido anónimo: basta ler a expressão "que bem" para saber quem és (eu conheço-te tão bem como tu a mim)!!! Será importante relembrar que só há uma pessoa na família inteira (que diga-se de passagem, não é nada pequena) de quem eu posso ter herdado o gosto pela vidinha hospitalar! Enfim, quem sai aos seus...

    ResponderExcluir