18 de abril de 2012

Gosto, não gosto, gosto...

Gosto quando me dizem "então em que estágio é que estás? Podes actualizar o blog decentemente?". Gosto. Então segue-se a actualização, se decente ou não fica ao vosso critério. A menina começou, na segunda-feira, Infecciologia. Feedback? Pois, ainda não há porque:

dia 1: problemas logísticos (leia-se, a secretária estava de férias);
dia 2: oito alunos para um médico porque os restantes estavam ausentes= gente a mais nas consultas= história clínica para entreter a malta (o doente era profissional de saúde, o que aparentemente seria benéfico... pois,o tempo foi passado a descortinar os vieses que ele ia introduzindo)


dia 3: a menina faltou ao estágio porque decorreu, na faculdade, o "Dia da Educação Médica". Ainda estou em stress pós-traumático... esta coisa de uma pessoa entrar num curso com determinadas condições e, num abrir e fechar de olhos, mudarem as regras do jogo tem muito que se lhe diga. Estou demasiado traumatizada para reagir e, nomeadamente, barafustar mais.

De maneiras que é assim... a minha vida anda desinteressante (ok... admito que não vou a casa há duas semanas e que isso pode contribuir). Deixo-vos com uma musiquinha daquelas que já foi mais viciante que amêndoas com canela:

MJ.

17 de abril de 2012

Mãos ao ar?!


Pacientemente aguardava que o autocarro avançasse. Lá fora o corrupio habitual, as buzinas ininterruptas e um sol de derreter qualquer mau humor excedente. O autocarro finalmente avança e… bate na viatura de trás. As cabeças síncronas dos passageiros alcançam a retaguarda. Acabara de embater na carrinha do corpo de intervenção. Quase instantaneamente, meia dúzia de homens encapuçados, de metralhadora ao ombro e farda azul, saem em uníssono. O motorista do autocarro, preocupado com o acidente, perde completamente o norte quando a carrinha avança ignorando o sucedido. Os passageiros seguem viagem tentando perceber se a azáfama do corpo de intervenção é real, se é caso para as metralhadoras que ostentam, se estão em perigo, se ainda estão a sonhar ou se a TVI gravava mais alguma novela.


Acabam por não chegar a nenhuma conclusão. 
Lisboa, 17 de Abril de 2012

Pessoalmente, gosto mais destes "police(ias)" assim logo pela manhã...

 

MJ.

16 de abril de 2012

"Como é que é (im)possível?"

Por motivos de força maior, leia-se porque a menina andou no laró nos últimos dias, aqui o cantinho entrou de férias forçadas. Deixo-vos com uma fotografia e, em breve, talvez ponha mais umas quantas para deliciarem os olhinhos.


Sem muito tempo, e porque hoje já é a milésima vez que digo isto,
PARABÉNS a quem faz o colchão de noiva melhor do mundo para a afilhada (que responde ao apelo e vira metade sozinha), à costureira mais perfeccionista que eu conheço, à detentora do riso peculiar que contagia o resto da malta, à mulher que torna o ditado “as mulheres não se medem aos palmos” uma verdade absoluta, que enfrenta todas as adversidades e que, por tudo isto e muito mas muito mais, recebe de mim uma grande admiração. Como é que é (im)possível eu gostar tanto de ti? (se não sobram sobremesas para o fim-de-semana… ai bem que o caldo se entorna)


(eu sei que tu cantas muito melhor mas... foi o que se arranjou!)

MJ.

9 de abril de 2012

Estes jovens de hoje em dia!


Num qualquer autocarro da Carris (não vi passadeira vermelha nem bancos de pele… acho que com o que pago era o mínimo!):

MJ entra e escolhe o lugar. Porque é um bicho atabalhoado, deixa cair metade do que traz com ela… um dos phones voa disparado. Enquanto organiza a bagunça do costume, e ainda sem ter recuperado o objecto voador perfeitamente identificado, assiste à partilha desenfreada de opiniões da passageira do banco de trás que, se falava apenas para o marido, ai o senhor era surdo de certeza! No alto dos seus 65 anos, com aquele cabelinho branco giríssimo e o colar de pérolas que faria as delícias da minha irmã, desata num corrupio de partilhas: “porque este país não tem solução. E não me venham dizer que a culpa é da troika ou do governo porque não é. A culpa tem outro nome e ninguém quer ver. A culpa é dos jovens deste país. Não têm nada na cabeça, não estudam, não trabalham e só fazem greves. Uma vergonha!”. 

MJ, qual pinchavelho de panela de pressão, rodopia no seu banco e sopra! Está claro que, “macacos me mordam”, se passaram 3 segundos até que me virei para trás. A ideia nunca foi ripostar verbalmente… decidi ficar-me por um olhar altamente reprovador e quiçá maquiavélico, daqueles carregadinhos de argumentos e que (espero eu) pesam na consciência. Sim, fui mazinha e nem o cabelo ou o fio me comoveram. 

Aplaudam esta senhora! Estes jovens de hoje em dia… uma vergonha. Foram eles, tão precoces, nas suas alcofinhas, que tomaram as decisões políticas que nos levaram ao belo imbróglio em que nos encontramos. Estes jovens de hoje em dia… são todos órfãos e é por isso que cometem erros e são irresponsáveis e não estudam e são isto e aquilo. Estes jovens de hoje em dia… têm empregos “ao pontapé”, oportunidades como nunca só que preferem estar na praia. Estes jovens de hoje em dia… não semearam batatas e tiveram brinquedos “xpto”! Um ultraje. Não sabem o que custa a vida? Talvez não saibam o que custou a vida dos bisavós, dos avós ou até dos pais. Pediram para nascer agora? Não. Não sabem o que custa a vida? Sabem o que custa uma vida diferente, com desafios necessariamente diferentes mas necessariamente mais fáceis? Será sequer comparável? Há uma coisa que se chama respeito pelos mais velhos e que sempre foi reforçada lá em casa. Há uma coisa que se chama respeito pelos mais novos.


MJ. 

8 de abril de 2012

Até amanhã! Até amanhã... meu amor!

Meia hora já se passou e ainda nao escrevi nada. É que o "meu amor" do título é nada mais nada menos que o meu querido progenitor, tantas vezes já mencionado aqui no blog. Se por um lado me apetece escrever um testamento sobre os maravilhosos momentos que pássamos juntos, sobre a cumplicidade gerada, provavelmente, a partir das semelhanças que são mais que muitas ou ainda sobre o amor puro bidireccional e intocável, é igualmente verdade que o paizinho gosta pouco de exposição e que torcerá o bigode se a menina se puser com muitos salameleques. Ficamo-nos então por aqui:


... e por aqui:



E o prometo um dia cheio de surpresas... privadas!



MJ.

6 de abril de 2012

O que não mata...

A minha Páscoa sabe a bolos e a biscoitos cozidos em forno de lenha (para além dos quilos de amêndoas que já cá cantam). Quando eu penso nesta quadra, para além da água na boca imediata, é o dia passado a amassar bolos, a "roubar" massa com o dedo e a fazer filhós que me vem logo à memória. Mais uma vez a tradição foi cumprida!

Tenham uma óptima Páscoa! Por estes lados está prometida uma reunião familiar à volta de uma mesa cheia de coisas maravilhosas... entretanto, e porque no domingo a coisa vai ser em grande, eu tenho ido "aos treinos" e os dedos das minhas mãos há muito que já não chegam para contar as fatias dos folares que tenho devorado (eu tenho lá culpa dos melhores folares do mundo sairem das mãos da minha avó?). 
 

MJ.

4 de abril de 2012

(in)justificação

Ora então aqui estou eu após uma das ausências mais prolongadas da história deste blog. Basicamente, o que motivou a dita ausência foi a menina ter entrado de férias e, com isso, pressionado o botão off... acefalismo puro. A isso acrescento as horas de sono que eu tinha em atraso e que era imperativo repor. Para além disto, é de referir que me era de todo impossível escrever devido à ocupação... das minhas duas mãos. A esquerda desempenhava a nobre tarefa de segurar o pacote das amêndoas e a contra-lateral, sempre em actividade, levava, de forma incansável, os pecadinhos de chocolate e canela à boca.

 
Se esta época fosse inominada, eu seria uma pessoa mais contida. Agora, como resolveram dar-lhe nome, o andar de cima da minha pessoa interpreta a coisa como "É Páscoa, MJ. Tu come que não faz mal". Consolam-me as corridas... que vou fazer quando regressar em Lisboa porque por aqui é melhor não arriscar, ainda me congela uma pestana!
Musiquinha, parece-vos bem? Nos próximos dias a "coisa" vai andar assim melancólica...



MJ.