26 de novembro de 2011

Ai muito me tarda... o meu regresso à Guarda!


Malas, malinhas e maletas galgam passeios, saltam escadas e são fortemente violentadas nas mãos de jovens universitários ansiosos pelo regresso às cidades que os viram nascer. Taxistas pacientes ouvem pedidos desesperados de quem tem apenas uns grãos de areia na parte superior da ampulheta. Terminais rodoviários e estações de comboio assistem ao roer de unhas e ao tremelicar de pernas de quem ainda não tem bilhete e vê os minutos a passar como se fossem horas. E este cenário repete-se todas as sextas-feiras, em todas as cidades universitárias (e “politécnicas” e “novas oportunitárias”, talvez).


Quanto a mim, abandono a capital, percorro trezentos e poucos quilómetros e chego à cidade mais alta do país! A visão que a minha pessoa teve e tem desta cidade passou por vários momentos (resumo minor):

1ºmomento:  a menina viveu numa pequena aldeia chamada São Paio, a poucos metros da avó. Dada a tonelada de miminhos que esta senhora lhe dava, as vontades todas que lhe fazia e apesar de ter apenas os seus dois anos, tinha MEDO da Guarda.
2ºmomento: já na escola primária, a conversa era outra. Descobriu que a Guarda não só era uma cidade, como também um concelho e até mesmo um distrito. E a Guarda era mesmo GRANDE.
3ºmomento: quando “salta” para o ensino secundário, e depois de já se ter apercebido que para comprar roupinhas giras tinha que viajar para outra cidade, começa a pensar na ida para a universidade. Para muitos dos seus colegas o desejo era enorme e a ansiedade insustentável… porque afinal a Guarda até era uma cidade PEQUENA.
4ºmomento: entretanto o “meio metro de gente” parte à conquista de Lisboa, conhece pessoas de todos os cantos do país e a Guarda passa a ser a PROVÍNCIA. Eu nem me importava que chamassem a minha cidade na Beira Alta plantada assim, não fosse o tom depreciativo normalmente empregue. É o tom depreciativo e as incertezas (será melhor dúvida ou ignorância) manifestadas por alguns que me deixam perplexa.

Deixo-vos com algumas fotografias que tirei na manhã de hoje aqui pela província (e o São Pedro foi mesmo impecável porque estava um sol maravilhoso).




Para os das incertezas, não tirei fotografias às máquinas de multibanco, ao saneamento básico nem ao cinema… mas garanto que há!


 

  MJ.

3 comentários:

  1. Ah! então está por cá? Encontramo-nos no espectáculo de logo????

    ResponderExcluir
  2. Estou orgulhosa por ter contribuído para que esta GRANDE cidade tivesse visto crescer o" metro e meio de gente".

    Olga Lopes

    ResponderExcluir
  3. Sr. professor, não vou ao espectáculo :S mas temos de nos encontrar um dia destes.

    Mãezinha, obrigado :)

    ResponderExcluir