23 de abril de 2012

Em português, se faz favor!

Eu não vejo muita televisão e, devo admitir, fico-me normalmente pelas séries e noticiários. A excepção ocorre quando há programas de música tipo "Ídolos" ou "Voz de Portugal". Sempre que surge uma nova edição penso "será que ainda haverá concorrentes?". Não é por mal mas se somos dez milhões, dos quais só talvez um milhão tem idade para concorrer e desses meio já concorreu e se a taxa de natalidade desce a pico a cada ano... eu e os meus botões entramos em conflito.


Acho um piadão aos cromos, claro. E se pensam "olha-me esta, tem a mania que canta", a verdade é o oposto. Eu não canto nada mas... tenho consciência disso! Agora há uma coisa que me faz muita espécie ... como é que, quando solicitados a cantar uma ou duas músicas em português, respondem que só conhecem a que prepararam? Como é que não conseguem enumerar artistas portugueses ou dizem algo como "descobri a música portuguesa há duas semanas"? Todos temos direito a ouvir o que queremos, certo. Agora, há o gosto e o razoável e a cultura de um país... parece-me a mim, que comecei a ouvir Zeca Afonso, Rui Veloso, Xutos e Pontapés ou Jorge Palma aos domingos de manhã desde que, bem, desde que me "apareceram" dois ouvidos e que sempre fui incentivada a conhecer mais!


MJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário