9 de abril de 2012

Estes jovens de hoje em dia!


Num qualquer autocarro da Carris (não vi passadeira vermelha nem bancos de pele… acho que com o que pago era o mínimo!):

MJ entra e escolhe o lugar. Porque é um bicho atabalhoado, deixa cair metade do que traz com ela… um dos phones voa disparado. Enquanto organiza a bagunça do costume, e ainda sem ter recuperado o objecto voador perfeitamente identificado, assiste à partilha desenfreada de opiniões da passageira do banco de trás que, se falava apenas para o marido, ai o senhor era surdo de certeza! No alto dos seus 65 anos, com aquele cabelinho branco giríssimo e o colar de pérolas que faria as delícias da minha irmã, desata num corrupio de partilhas: “porque este país não tem solução. E não me venham dizer que a culpa é da troika ou do governo porque não é. A culpa tem outro nome e ninguém quer ver. A culpa é dos jovens deste país. Não têm nada na cabeça, não estudam, não trabalham e só fazem greves. Uma vergonha!”. 

MJ, qual pinchavelho de panela de pressão, rodopia no seu banco e sopra! Está claro que, “macacos me mordam”, se passaram 3 segundos até que me virei para trás. A ideia nunca foi ripostar verbalmente… decidi ficar-me por um olhar altamente reprovador e quiçá maquiavélico, daqueles carregadinhos de argumentos e que (espero eu) pesam na consciência. Sim, fui mazinha e nem o cabelo ou o fio me comoveram. 

Aplaudam esta senhora! Estes jovens de hoje em dia… uma vergonha. Foram eles, tão precoces, nas suas alcofinhas, que tomaram as decisões políticas que nos levaram ao belo imbróglio em que nos encontramos. Estes jovens de hoje em dia… são todos órfãos e é por isso que cometem erros e são irresponsáveis e não estudam e são isto e aquilo. Estes jovens de hoje em dia… têm empregos “ao pontapé”, oportunidades como nunca só que preferem estar na praia. Estes jovens de hoje em dia… não semearam batatas e tiveram brinquedos “xpto”! Um ultraje. Não sabem o que custa a vida? Talvez não saibam o que custou a vida dos bisavós, dos avós ou até dos pais. Pediram para nascer agora? Não. Não sabem o que custa a vida? Sabem o que custa uma vida diferente, com desafios necessariamente diferentes mas necessariamente mais fáceis? Será sequer comparável? Há uma coisa que se chama respeito pelos mais velhos e que sempre foi reforçada lá em casa. Há uma coisa que se chama respeito pelos mais novos.


MJ. 

4 comentários:

  1. Cara MJ,
    Como é óbvio tens razão no que dizes, mas ao mesmo tempo a Senhora não deixa de ter alguma razão naquilo que diz. Claro que os Jovens de hoje em dia são o resultado da sociedade em que vivemos, da falta de valores, de exemplos e de educação. A falta de emprego é resultado das politicas dos sucessivos governos, mas a falta de moral e de educação e responsabilidade são herdados dos pais que para esta senhora são jovens de 40 anos. É de conhecimento geral que quando uma empresa entra em dificuldades os trabalhadores optam por fazer greve e arruinar as últimas possibilades da empresa em seguir caminho e receber o seu subsidio de desemprego por 1 ou 2 anos. Parece que é melhor que ajudar a empresa e ter emprego e salario por muitos anos. Para mim o problema não está nos jovens mas sim nos pais e na mentalidade de facitilismo, consumismo e irresponsabilidade. Primeiro eu e agora e depois logo se vê....
    Quanto ao respeito pelos mais velhos ou mais novos já deixou de fazer parte da nossa sociedade há muito tempo :(
    Bom post :)

    bj

    ResponderExcluir
  2. Sérgio: a senhora não falava dos jovens de 40 anos mas dos jovens de 20. Eu continuo a achar que tudo isto não passa da história do ovo e da galinha... e, em algum momento da sua vida, ela foi um ovo ou uma galinha portanto claramente faz parte do processo. E a coitada da senhora é só uma de tantos e tantos que, na ausência de ideias melhores, se limitam a criticar quem é mais facilmente atingido. Quanto ao respeito se deixou de fazer parte da nossa sociedade então... temos pena! Aqui a menina gosta muito de respeito e ninguém me queira ver em embulição! :)

    ResponderExcluir