3 de fevereiro de 2012

Frio mais frio... não há!


Amantes das luvas, dos gorros e dos cachecóis, pessoas que adoram falar e “fumegar” pela boca que nem dragões, aficionados das lareiras e dos aquecedores, lojistas com imensos artigos de inverno por escoar: gostaram do dia? Pois, parece que hoje foi o dia mais frio do ano e, até para mim que passeio o dia encafuada a estudar em casa, é impossível não saber de tal data porque foi notícia de abertura (e de continuação e de fecho) da maioria dos telejornais. Folgo em saber que divulgam todos os cuidados a ter em dias de frio, as preocupações reforçadas com os extremos das idades e também os esforços que estão a ser feitos para proteger os mais desfavorecidos. Para não variar, vou só realçar um facto que traduz claramente a minha opinião sobre a incidência de inquietações de acordo com as zonas do país. No pacote da minha herança paterna veio o incontrolável zapping à hora das notícias e por isso não poderei afirmar em que canal vi cada notícia, mas foi qualquer coisa deste género:

Situação nº1- localização: Guarda
Jornalista: Então está frio? Sabe que esta noite foram atingidos os -11 graus!
Entrevistado: Sim, está frio está.
Jornalista: Então como é que aquece a sua casa?
Entrevistado: Tenho uma lareira e aquecimento central.
Jornalista: E quantas camadas de roupa tem?
Entrevistado: Ora bem, duas camisolas, o casaco e o cachecol.

Situação nº2- localização: Lisboa
Jornalista (para um casal de namorados): Então está frio? Sabe que esta noite foram atingidos os 2 graus!
Entrevistados: Ai, nem me diga nada. Está um frio que não se pode.
Jornalista: Então como é que aquece a sua casa?
Entrevistado: Aquecemo-nos um ao outro.
Jornalista: E não têm aquecedores?
Entrevistado: Não, só um pequenino para tomarmos banho.
Jornalista: E quantas camadas de roupa tem?
Entrevistado: Ora bem, 1,2,3… 5!


Dei este exemplo, mas podia ter usado outras cidades! Com isto eu não quero dizer que os “lisboetas são uns meninos”… quero apenas dizer que estão menos preparados para o frio. E estão menos preparados em vários aspectos: das casas, aos sítios onde trabalham, à mentalidade, aos ossos (eu sempre ouvi dizer que o frio enrijece)! Posto isto, não me parece que adiante grande coisa continuarem a ir a Bragança entrevistar velhinhas amorosas e perguntarem-lhes se está frio, se vestiram mais roupa... as senhoras têm a capa protectora da experiência e para elas o frio é o pão nosso de cada pequeno-almoço!
O que eu queria mesmo mas mesmo era neve a acompanhar a "vaga de frio polar". 

MJ.


2 comentários:

  1. Para mim foi quase um dia de verão, saí de casa de t-shirt e sem mais nada por cima. A seguir ao almoço fui até a um café de praia apanhar sol... Lindo dia de primavera :P
    Nada como estar na Caparica e habituado ao nosso frio...

    ResponderExcluir
  2. Sérgio: pois, eu também tenho a sorte de ter uma casinha quentinha! Frio aqui não entra! :)

    ResponderExcluir