21 de dezembro de 2011

Alma gémea, soulmate... para ti é alma gêmea, não é?


Numa rápida pesquisa pela wikipédia encontrei isto:

"Alma gémea é uma telenovela brasileira produzida e exibida no horário das 18 horas pela Rede Globo entre 20 de junho de 2005 e 10 de março de 2006, em 227 capítulos (…)”

Ora bem, se a wikipédia não esclarece o conceito de alma gémea e só a associa a uma qualquer telenovela brasileira então o caso é grave. Tão grave que parece que terei de escrever um bocadinho sobre isto, sim porque eu tenho o meu próprio conceito de alma gémea e que poderá ser bem diferente do vosso. (aproveitem hoje… aqui a menina não é muita dada a estas coisas!)

Para mim, alma gémea é alguém que não tem de ser semelhante em termos de ideais, que não tem de semelhante em termos de opiniões, que pode até ver preto onde nós vemos branco mas que compreenderá sempre o nosso ponto de vista, o porquê de pensarmos de uma determinada forma, mesmo que pense de forma oposta, e que saberá sempre entender-nos, guiar-nos ou desvelar-nos os diversos caminhos que nem sempre conseguimos ver. É alguém de quem podemos estar afastados durante dias, meses, talvez até anos mas que, outra vez juntos, recuperamos o tempo perdido como se de comer uma taça de arroz doce se tratasse.

Aceito que a esta hora muitos de vocês estejam preparadíssimos para pressionar a cruzinha vermelha no canto superior direito do vosso ecrã… mas esperem só mais um bocadinho porque agora é que isto vai aquecer.

Para além do descrito anteriormente, acredito também que o conceito de alma gémea se dissocia muitas vezes do conceito de amor, ou melhor, de paixão. É claro que acredito que muitos casais sejam a alma gémea um do outro mas se o comum dos mortais não considera ser “detentor” da sua “soulmate” é por pensar que esta será alguém por quem nutre amor e paixão. É exactamente aqui que discordo. Acho que a paixão pode mesmo atrapalhar a compreensão pura, a dedicação extrema, a cumplicidade indestrutível.

E agora, minhas cabecinhas pensadoras, perguntarão… “e tu tens essa dita alma gémea, ó chica esperta?”. Pois, a verdade é que tenho. Eu tenho a compreensão, a dedicação e a cumplicidade. Tenho tudo isso e numa versão feminina. Actualmente, a minha alma gémea está à distância de um clique porque em quilómetros… é melhor nem pensar nisso. Não posso abraçá-la ou dar-lhe uma beijoca e as saudades disso já são maiores do que os milhares de quilómetros que nos separam. Se estarmos em diferentes continentes nos irá afastar? Se seremos menos amigas quando ela regressar? Se alguma de nós irá arranjar substituta para o cargo? Não, porque se assim fosse era porque eramos amigas ou melhores amigas ou qualquer outra coisa mas nunca o que somos… almas gémeas!


Feliz Natal R.!

MJ.

4 comentários:

  1. que lindo...a R. vai de certeza adorar ;) é por se ter amigos como tu é que vale apena!

    um beijinho enorme minha querida*

    ResponderExcluir
  2. AMEI!

    UM BOM NATAL PARA AS ALMAS GÉMEAS.


    Z.

    ResponderExcluir
  3. Porque é que a wikipédia nos remete para uma novela? Será porque não existe tal coisa chamada de alma gémea? Ou porque para diferentes pessoas tem um significado totalmente diferente?
    Em certa parte concordo com muito do que disseste, mas tendo atenção as palavras em separado, uma alma gémea é alguém que tem um animo, uma vida igual a tua. O que descreves como alma gémea é amor na forma de amizade pura e verdadeira. Parceiros ou parceiras para a vida não importa as distâncias. Seja uma coisa ou a outra, o que interessa é que existem e tornam a vida muito mais feliz...

    ResponderExcluir
  4. Minha querida,

    ainda bem que o google não reconhece Alma gémea como aquilo que nós duas construímos.
    O nosso preto e branco dá um retrato lindo e vivo do que para mim é a mais linda história de amor e carinho que conheço. Teremos sim sempre a cumplicidade, teremos sim a dedicação e teremos sim a compreensão, SEMPRE.
    Mas acima de tudo teremo-NOS! Amote muito minha linda* que as lágrimas que me surgiram agora te cheguem a ti em forma de calor em volta de ti, sou eu a abraçar-te. beijo enorme**
    Obrigada!

    ResponderExcluir