28 de dezembro de 2011

Será criatividade, será arte? Criatividade não é certamente e a arte não é assim!



Deste lado do ecrã, há uma certa comichão (prurido para os projectos) que se prende com o facto de a cachopa perceber pouco de algumas áreas. Quando escolhemos, no ensino secundário, uma determinada área, acabamos por ver barrado o acesso a outras. É claro que pode partir de nós a procura de conhecimento mas aqui por estes lados faltou o tempo (e também a coragem) para aprender algo sobre economia, literatura, sociologia ou mesmo arte. Talvez um dia…

Em relação às artes, o desgosto apodera-se me mim cada vez que vou a uma exposição. Quando os quadros ou esculturas retratam algo de perceptível, pois até parece que nasci para aquilo (Joana Vasconcelos, tens nota 20). Já quando são coisas abstractas o caso é outro. Se a junção das cores, ou texturas ou sei lá mais o quê, desperta algum tipo de sensação… eu até posso dizer que é bonito. Agora, quando se tratam de meia dúzia de quadrados de várias cores dispostos aleatoriamente (para mim) e com um papelinho com um valor exorbitante por baixo… aí “entorna-se o caldo”. Os “rabiscos” e os “borrões” também são um caso bicudo. No fundo, mas mesmo no fundinho, eu admito que é “ignorância da macaca”, como diria o meu progenitor, mas a esperança de vir a interpretar a arte correctamente continua por aqui… e eu continuarei a atirar lenha para a fogueira, que é como quem diz, a continuar a olhar para os “palácios”.

Mas, “alto e pára o baile”! Uma coisa aqui a moça tem a certeza: a fotografia que se segue de arte não tem nada… e atenção que eu até sou adepta de grafitis, considerando que esta imagem nem integra sequer a “arte das latinhas”.




Mais negro fica o cenário contextualizado… então não é que o amor pela “Carina” está pintado num edifício público? Tenho a certeza que a menina, quer seja loira ou morena, ficaria igualmente contente se as palavras fossem ditas, quiçá com uma rosinha ou uns chocolatinhos a rematar! Não será este o caminho mais fácil (e mais piroso, arrisco eu)?




MJ.

2 comentários:

  1. Mais uma vez o que se passa contigo também eu passo pelo mesmo...
    Mas neste caso discordo de que aquela pintura maravilhosa não seja arte, pois o que o rapaz expressa não é amor. O que está escrito é "ano-te" e não amo-te, ou seja será um sentimento novo ou até mesmo uma nova forma de arte...lol
    A arte do meu ponto de vista vale por aquilo que te faz sentir, e cada um vê as coisas de maneira diferente. Para mim aprender a ver arte é destruir a própria arte...

    ResponderExcluir
  2. Sérgio: é tal a minha admiração por estes rabiscos em paredes que nem reparei! Quanto ao aprender a ver arte... são opiniões! :)

    ResponderExcluir