13 de dezembro de 2011

A galinha da vizinha... nem se meta com a minha!


Hoje vamos falar de rituais! Em casa dos meus avós sempre se ouviu dizer “Ah, vou ao médico esta semana e por isso comprei um queijinho para lhe levar!”. Na minha cabeça isso sempre soou a estranho porque não via muito bem o motivo pelo qual se haveria de oferecer prendas a alguém pelo trabalho que desempenha. Entretanto, enquanto “andei” pela urologia surgiu um casal de idosos que ofereceu o tal queijinho ao seu médico. Escusado será dizer que… eram da Guarda! Hoje, estava aqui o “projecto cirúrgico” sentado numa maca à espera da próxima doente e chega uma senhora “toda pimpona”, dizendo que estava “cheia de saudades do Dr.”. Prega-lhe com duas beijocas repenicadas, sorri para mim e para os outros dois projectos cuja cara de espanto era igual à minha, e passa um saquinho ao médico, ao que ele responde “mau, mau”. Pensei cá para os meus botões “deves ser da beira alta ou então disfarças bem”! 

Se acho mal? “Nim”… nem não nem sim. Entendo que seja um gesto carinhoso de agradecimento. 
Se algum dia me quiserem oferecer alguma coisa vou deixar uma dica: que seja… uma galinha viva! Já ouvi tantas histórias que quero viver na pele! Vai dar um filme: “Eu, um doente, um consultório… e uma galinha!”.



(Ah, e antes que essas cabecinhas pensadoras comecem a ter ideias como “os médicos, é tudo uma cambada” devo dizer que sei muito bem que há mais profissões a receber “saquinhos”)

Como o prometido é devido: cantinho dos aniversários nº1.



 MJ.


9 comentários:

  1. Porque cada momento contigo foi especial...porque trouxeste a minha vida coisas que nunca teria tido se nao te tivesse conhecido...

    Obrigado por existires!** Um beijao enorme (digo eu quase em lagrimas porque adorei esta surpresa!*)

    ResponderExcluir
  2. Lara: Quase em lágrimas? Quase? Bolas... falhei a missão! Estou brincando! Beijinho :)

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente vou ter de fazer um comentário negativo a este post! Que o "meu projecto" queira receber prendas (!) eu, não concordando, faço um esforço para não dar demasiada importância... agora que para validar a sua pretensão use (e abuse) do facto de os seus pais, porque são professores, terem recebido "prendas" isso é imperdoável!!! Primeiro porque não se pode comparar as prendas que os pais por vezes recebem (chocolates e coisitas do género) com as prendas que essa classe privilegiada recebe (ela quer logo começar com uma galinha, viva... que, em momentos oportunos, se transformará em estadias gratuitas em congressos da treta, e outras coisas de somenos valor financeiro, como todos sabemos). Porque, e o "meu projeto" sabe-o o bem, a melhor e maior prenda que os pais costumam receber, felizmente, é o carinho dos seus alunos e das famílias destes (não mensurável em termos financeiros) aliás, como acontece com a maioria dos professores deste país. Receba, ou venha a receber o que entender, e a sua consciência deixar, mas, para o fazer, não olhe para o lado...

    ResponderExcluir
  4. José Luís Lopes: tens poucos dias para te preparares para a sova que vais levar quando eu chegar à Guarda! Como é que eu adivinhei que este comentário estaria aqui? Usei os professores mas podia ter usado arbitros, políticos,... mas enfim. Continuamos esta conversa em casa... prepara-te porque eu vou treinar diariamente. Mãe, desvia os sofás que precisamos de um ringue à altura!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o Sr. José Lopes relativamente as considerações feitas, até porque os meus pais são ambos professores. O sentido das prenda era numa época em que as pessoas pagavam os favores com ofertas e não havia pagamento com dinheiro. Um pequeno reconhecimento pela simpatia, profissionalismo e atenção deve vir em forma de palavras, um bom abraço ou até os dois beijinhos. Uma pergunta que me ficou na cabeça: porquê uma galinha viva?

    ResponderExcluir
  6. Sérgio Soares: como é claro respeito ambas as opiniões simplesmente acho que não consegui passar a mensagem que tinha idealizado. Não usei os professores com nenhum objectivo específico (até já retirei essa referência). Eu sou a primeira a não gostar do gesto mas aprendi a respeitá-lo, o que é diferente. Nem todas as pessoas manifestam a sua admiração, agradecimento ou seja o que for da mesma forma e é diferente desejar que as coisas sejam assim ou aprender a lidar com isso. Toda a gente sabe que este ritual existe e eu não tenho qualquer problema em escrever sobre isso. Quanto à galinha, ouvi algumas histórias sobre ofertas de galinhas e sempre achei um piadão. É uma brincadeira.

    ResponderExcluir
  7. A meter-se com os professores, hein!? Que é lá isso? Arranjas inimigos (e muitos amigos inimigos dos ditos!)!
    Nos parabéns gostei daquela dos directores ditadores: há coisas que não perdoas!!!!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. JMGM: eu não me meti com ninguém. E depois ainda dizem que os escritores isto e aquilo... ora, eu nem escritora sou, escrevo umas coisinhas "para aquecer" e sou uma incompreendida. "Fernando Pessoa, volta homem, temos tanto para falar..." :) quanto ao outro assunto, que hei-de eu dizer? Pode ser que o perdão chegue no dia em que me derem uma galinha... com dentes! :P

    ResponderExcluir
  9. ahah..o perdao nunca vai chegar! mas e sempre bom relembrar as coisas que nos fizeram crescer :)

    um beijinho para os dois**

    ResponderExcluir