16 de dezembro de 2011

Quem "semeia" ao vento... quando "colhe" está seco!


Tenho um hábito estranho, ou melhor, tenho vários mas este pode muito bem fazer-vos pensar “talvez não seja muito bom continuar a ler este blog porque esta miúda é tão louca que a minha sanidade mental pode ser afectada”. E este hábito é nada mais, nada menos que olhar para os estendais da roupa e extrapolar como são as pessoas que habitam nessa casa. Contextualizando, eu cresci numa casa onde havia e há uma série de teorias sobre como separar a roupa para pôr na máquina de lavar, como a apanhar por forma a facilitar a posterior engomagem, entre muitas verdadeiras teses de doutoramento relacionadas com detergentes de roupa. Saída do antro da limpeza e desinfecção, quando vim para a faculdade fui readaptando as diferentes teorias mas uma coisa é certa… muito se pode dizer sobre uma pessoa pela forma como estende a sua roupinha. Passo a explicar:
 
  • Os físicos: estendem a roupa pensando no tempo que cada peça demora a secar e dispondo-as relacionando isso com a exposição ao sol e ao vento de cada corda
  • .Os organizados: colocam, por exemplo, os pares das meias juntos para facilitar o trabalho que se segue
  • Os cuidadosos: pensam onde colocar as molas e como posicionar a roupa de modo a que as marcas das molas e cordas sejam mínimas
  • Os maníacos: fazem conjugações das molas de roupa (amarelo-verde-azul-vermelho-amarelo-verde…)
  • Os atabalhoados: lançam a roupa para o estendal e colocam a mola no primeiro sítio que encontram
  • Os criadores: misturam diferentes cores na máquina e tingem toda a roupa
  • Os futuristas: “Ups…a roupa encolheu. Lá terá que ficar para o meu filho"
  •  Os poupados: “Molas? Que é isso?"
  • Os badalhocos: “Estendal da roupa? Não conheço” 



Pronto, pronto… não vou continuar para não dizerem que pirei de vez! Estender a roupa é, de todas as tarefas que uma verdadeira fada do lar tem de desempenhar, aquela que mais me agrada. Adoro o cheiro dos amaciadores e claro… não me importo de perder algum tempo e cumprir tal tarefa de acordo com os pontos 1,2 e 3, até porque engomar roupa é uma história completamente diferente e portanto quanto melhor estender menos ferro-de-engomar tenho de usar. Truquezinho fantástico? Sacudir a roupa como quem prepara um cocktail!

MJ.

6 comentários:

  1. Não acho que estejas a ficar louca, pois tudo o que dizes tem a sua lógica. Só digo: 1,2 e algum 8... :p

    ResponderExcluir
  2. lool :) a tua loucura é tao saudavel que todos gostamos....e o 1,2,3 tambem fazem parte de mim :)**

    ResponderExcluir
  3. Confesso que pertenço ao grupo dos atalhoados! E odeio passar roupa a ferro, o que torna tudo bastante complicado :P

    ResponderExcluir
  4. Tem piada... nunca dei conta desse apreciado gosto em estender roupa! Talvez tenha surgido apenas quando saiu de casa... ou se manifeste quando desta está longe! Ainda bem que se confessou! Aqui um tarefa que, quando estiver em casa, vou poder partilhar...

    ResponderExcluir
  5. Sérgio: acho que o 8 é intrínseco ao sexo masculino.

    DreamyGirl: experimenta estender com cuidado e vais ver que passar a roupa à ferro passa a ser como ver o Sporting ganhar... só muito de vez em quando!

    José Luís Lopes: até parece! Não vai haver partilhas porque se em Lisboa sou gata borralheira, na Guarda sou sempre princesa!

    ResponderExcluir
  6. Gostei da piadinha sobre o estendal (varal) :)

    ResponderExcluir