9 de janeiro de 2012

E tudo a TDT levou…

Ora, meus caros amigos, é altura de relaxarem, de se recostarem nas cadeiras, porque a menina prepara-se para vos contar uma história:

“Era uma vez um senhor, de nacionalidade portuguesa, que estava sentado a contemplar os passarinhos que sobrevoavam o ninho, localizado numa das árvores que tinha no seu quintal. O céu estava azul, o vento penteava-lhe o cabelo grisalho e o senhor estava feliz e contente. De repente, o céu ficou preto, uma nuvem de fumo pairou sobre a árvore e o senhor disse:
- Quem és? Eu não sou um pastorinho e atrás de ti está uma cerejeira e não uma oliveira!
E da nuvem surgiu alguém que lhe disse:
- Tranquilidade… o senhor está muito tenso e o que é preciso é tranquilidade!
- Paulo Bento? És tu?
- Sim, eu sou o Bento. Paulo Bento! Também lhe podia ter calhado a Sónia Araújo ou a Leonor Poeiras, mas elas foram pregar a outras freguesias. Estou aqui, meu caro cidadão português, para lhe dizer que tem de ir comprar um descodificador rápido para continuar a ver os jogos da nossa selecção!
- Mas porquê?
- Bem, porque a Comissão Europeia quer.
- Então mas qual é a vantagem?
- A imagem vai ser melhor.
- Então mas eu sou míope e gosto da minha televisão como está!
- Pois, eu também gostava do meu penteado como estava e lá tive de mudar para o risco ao lado.
- Então e continuo a ter direito aos mesmos canais?
- Se vivesse em Espanha, com a TDT teria acesso a uma dúzia de canais para além dos que já tinha, mas como estamos em Portugal fica com os mesmos e já vai com sorte! Vá, compre lá o descodificador.
E assim foi. Depois de comprar o descodificador recebeu visitas de dezenas de vendedores que tentavam convencer as pessoas que a melhor forma de “entrarem no mundo digital” seria aderirem a essas mesmas empresas, mas ele não foi em falinhas mansas, ao contrário da vizinha do lado. Quando achava que o assunto estava resolvido, o senhor soube que a sua aldeia nem sequer teria cobertura."

Quando tiverem um tempinho, corrijam o anúncio porque a TDT não é Televisão Digital Terrestre… é Transtorno, Desorganização e Trapalhada! Ah, e já agora, também parece que não é para todos!




Não é que eu não seja a favor do progresso, só não sou a favor de mudanças que acarretam custos e que não trazem benefícios destacáveis para os utentes do serviço. Ai, e desculpem… não pude acabar a história com o habitual “e foram felizes para sempre" porque o “senhor” e a “TDT” estão a tratar do divórcio.

MJ.

6 comentários:

  1. Mais uma vez, um tema actual e controverso :)
    Gostei muito da história, pena é que seja realidade e não ficção. A TDT foi feita para encher os bolsos a alguns amigos, como o bom costume português. Conseguiu retirar o serviço público de televisão a quem mais dele precisava (pessoas idosas em locais remotos e isolados, cuja única companhia é a novela das 21h). Pois os outros felizmente têm dinheiro para ter escolha e ver o que querem... Viva os padrinhos e afilhados do nosso país...
    PS: Muitos vão fazer como o Paulo Bento e virar o cabelo (antena) para o lado (Espanha).

    ResponderExcluir
  2. Sérgio: é o país que temos e que gostávamos que sofresse mudanças... nem que fossem ténues e vagarosas!

    ResponderExcluir
  3. MJ: Por ser o nosso país amado é que temos a obrigação de criticar e fazer pressão para que essas mudanças ocorram... Tenho fé que este blog vai passar a ser lido por milhares de pessoas entre as quais os nossos políticos, e assim estaremos a contribuir para melhorar o nosso país ;)

    ResponderExcluir
  4. Sérgio: milhares? Pois, eu não me importava propriamente! Mas as minhas centenas do costume já me deixam toda contente!

    ResponderExcluir
  5. Adoro ver a minha menina a crescer e a dar conta, cada vez mais, que o mundo cor de rosa da infância/adolescência tem, afinal, outra cor... e que a tonalidade é escura, bem escura, para não dizer preta (por enquanto).
    Aprecio ainda mais o facto de o crescimento revelar, cada vez mais e com maior acuidade, aquele pensamento crítico que sempre existiu no seio familiar. A tendência só pode ser para melhorar... o blogue está, na realidade, a contribuir para isso! Ainda bem!

    ResponderExcluir
  6. JLL: o blogue facilita a comunicação. Até ao momento em que publico, são monólogos e eu posso divagar sem ninguém me interromper. Saber o que os leitores pensam é a cereja no topo do bolo!

    ResponderExcluir